Carregando...

Publicações do Grupo ERA

Você está aqui:

O Texto

Autor(es): João Hilton Sayeg de Siqueira
Local: São Paulo
Editora: Editora DAG Gráfica e Editorial LTDA
Ano: 1990

Abrir

As Mulheres que a Gente Canta

Autor(es): Lucy Ferreira Azevedo e Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: LPB
Ano: 2009

A constituição identitária de um indivíduo se dá pela superposição de recortes que abarcam, por um lado, o continental, o nacional, o regional, o local e, por outro, influências de ordem etária, de classe, de gênero, influências em função do étnico, do racial e até do profissional.

Abrir

Retórica do Opressor

Autor(es): Luciana Bracarense e Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: LPB
Ano: 2010

Opressor e oprimido, dicotomia que tem seus conflitos e suas paixões cristalizadas e constituídas no e pelo discurso. Discurso que absolve ou condena, aconselha ou desaconselha, louva ou censura. Discurso que comunga e exclui, que aproxima e afasta. As formas de opressão se manifestam nesse jogo, nem sempre explícito, de identidade e diferença, em que o orador conjuga esforços para manter a relação de poder e a constante dominação em que convencer é vencer.


A Retórica do Medo

Autor(es): Ana Lúcia Magalhães e Luiz Antonio Ferreira. Franca
Local: São Paulo
Editora: Cristal Editores
Ano: 2012

A linguagem, por sua natureza polissêmica, possui dimensões argumentativas, semânticas e hermenêuticas. Persuadir e convencer estão no cerne da dimensão argumentativa e, nesse sentido, há, também, uma dimensão retórica fundamental para a interação verbal.

Abrir

A Retórica do Risível

Autor(es): Ana Lúcia Magalhães e Luiz Antonio Ferreira Franca
Local: São Paulo
Editora: Cristal Editores
Ano: 2014

Muitos são os teóricos que se ocuparam do humor como estudo e o fizeram sob várias perspectivas. A reflexão sobre os?aspectos retóricos do risível é a tônica deste volume e os textos aqui presentes refletem, sob diferentes ângulos analíticos, a potencialidade persuasiva do?maravilhoso mundo do discurso humano.


Artimanhas do dizer

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2017

A linguagem, por sua natureza polissêmica, possui dimensões argumentativas, dialéticas, semânticas e hermenêuticas. Persuadir e convencer estão no cerne da dimensão argumentativa e, nesse sentido, há, também, uma dimensão retórica fundamental para a interação verbal.

Abrir

Interação & Movimentos Retóricos na Educação a Distância

Autor(es): Aidil Soares Navarro
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2018

Interação & Movimentos Retóricos na Educação a Distância. Por força dos avanços tecnológicos de nosso tempo, a educação ganhou nova materialização, mais ampla e abundante de recursos. Impôs-se como ferramenta indispensável para ampliar o que conhecemos no campo do ensino e da aprendizagem. Para muito além das preocupações de natureza técnica, a humanidade se debruça sobre uma ainda nova e assustadora “forma de formar-se” por meio da Educação a Distância.

Abrir

Retórica, Escrita e Autoria na Escola

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2018

A retórica, mesmo em suas formas mais primitivas, tem sido utilizada como instrumento, desde que existe a linguagem humana, para transcender a mera descrição utilitária do que se percebe como realidade. Assim como a própria humanidade cresceu com a retórica, a escola, central para a formação e para o crescimento, usa a retórica, mesmo inconscientemente.


Inteligência retórica: o ethos

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2019

Além de teorização sob vários pontos de vista, os leitores encontrarão, neste volume, diversas aplicações e análises de gêneros do texto e grau de influência persuasiva do ethos em cada um deles: a construção poética do ethos em autobiografia, o discurso religioso como fortalecimento do ethos do pastor, os reflexos dos discursos institucionais para a criação e manutenção do ethos dos oradores. A polêmica, ponto central dos estudos da retórica na contemporaneidade, é, aqui, tratada sob diversos ângulos analíticos que envolvem liberdade de expressão, a potência predatória de fake news e aspectos humorísticos do discurso. O discurso pedagógico e seus reflexos sociais e políticos envolvidos na construção do profissional de ensino na modernidade é, também, cuidadosamente pensado sob a perspectiva da retórica da confiança. Produto de estudos criteriosos dos membros do Grupo ERA, feitos ao longo de todo o ano de 2019, o presente volume nasceu de inquietudes e de compromissos com os estudos retóricos e seus reflexos sociais na contemporaneidade. Aos textos do grupo, juntam-se produções de professores convidados de diversas instituições superiores de ensino, todos envoltos pela instigante magia da retórica e de seus envolventes problemas teóricos.

Abrir

Paixões Aristotélicas

Autor(es): Maria Flávia Figueiredo, Luiz Antonio Ferreira e Gerardo Ramírez Vidal
Local: São Paulo
Editora: Foco
Ano: 2019

A professora Lineide do Lago Salvador Mosca (FFLCH -USP) e os professores Maria Flávia Figueiredo (Unifran), Gerardo Ramírez Vidal (UNAM/México) e Luiz Antonio Ferreira (PUC-SP), convidam a todos para a leitura do livro "Paixões Aristotélicas". A publicação bilíngue (Português/Espanhol) apresenta, sob a óptica de vários pesquisadores, a manifestação das quatorze paixões, propostas por Aristóteles, em contextos atuais, o que evidencia seu caráter moderno e duradouro. A obra, em formato e-book, constitui o segundo volume da série Foco, promovida pelo Programa de Mestrado em Linguística da Unifran.

Abrir

Inteligência retórica: o pathos

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2020

Este livro é um retrato do avanço dos estudos retóricos no Brasil. É uma prova de que a Retórica, como aparato teórico-metodológico, tem consistentemente gerado frutos ao longo dos séculos e também nos dias atuais. Conhecer esses frutos por meio do esforço coletivo do grupo ERA (Estudos Retóricos e Argumentativos) é uma tarefa prazerosa e instigante. Sob a liderança cordial e, ao mesmo tempo, brilhante doprofessor Luiz Antonio Ferreira, o grupo ERA (com sede na PUC-SP) vem se despontando no campo científico que compreende os estudos da linguagem, principalmente o que tange ao universo persuasivo. Dessa maneira, a cada ano, temos sidos brindados com a produção de uma obra coletiva, oriunda da conjunção do afinco e do entusiasmo de cada um dos seus membros. Nesse sentido, o grupo tem sido responsável pela publicação de obras importantes, que refletem os desdobramentos e as aplicações dos estudos retórico-argumentativos em nosso país. Esta obra, que tem como título Inteligência retórica: opathos, leva o leitor a desvendar os meandros do universo passional, tão combatido e rechaçado no campo científico.

Abrir

Inteligência retórica: o logos

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2021

Com Inteligência retórica: o logos, o grupo ERA (Estudos Retóricos e Argumentativos), sediado na PUC- SP e liderado pelo doutor Luiz Antonio Ferreira, cumpre uma importante etapa na consolidação dos estudos retóricos contemporâneos no Brasil. Traz aos leitores um estudo específico sobre o logos, prova retórica que vem completar a trilogia a que os pesquisadores se propuseram investigar ao longo de três anos. As duas obras anteriores, Inteligência retórica: o ethos (2019) e Inteligência retórica: o pathos (2020), tornaram-se referências e leituras necessárias a quem estuda o assunto e aos curiosos pelo campo da Retórica.

Abrir

O suscitar das paixões: a retórica de uma vida

Autor(es): Acir de Matos Gomes, Ana Lúcia Magalhães e Cláudia Borragini Abuchaim
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2021

Este livro, singela homenagem, pretende “suscitar paixões” em seus leitores, é uma pequena parte do grande legado deste homem que acima de tudo nos ensina que o mundo acadêmico pode ser conduzido pelas paixões.

Abrir

Sistema retórico: inventio

Autor(es): Kathrine Butieri e Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2022

Nos estudos de filosofia e de linguagem relativos à retórica, tem sido recorrente de ni-la como um modo organizado, consistente, coerente de construir um discurso, nas mais distintas formas de manifestação, para agir em situações práticas (EHNINGER,1968). Esse tipo de discurso, oral ou escrito (ou ainda multimodal), visa a informar, avaliar, convencer ou persuadir, entre outros propósitos comunicativos, por isso pode ser chamado de sistema. Essa concepção é assumida nesta obra intitulada “Sistema retórico: inventio”, uma vez que os dezoito trabalhos aqui reunidos recobrem: como a noção da inventio foi sendo adotada em diferentes momentos históricos; a pertinência desse conceito em produções discursivas em circulação nas diferentes mídias (impressa, fílmica, sonora, digital); os distintos meios pelos quais a inventio pode colaborar com a promoção do alcance de certos propósitos retóricos e argumentativos.

Abrir

Sistema retórico: dispositio e elocutio

Autor(es): Claudia Borragini Abuchaim e Luiz Antonio Ferreira
Local: São Paulo
Editora: Blucher
Ano: 2023

Preciso lançar algumas palavras sobre os textos que compõem este belo trabalho, problematizador da tradição, que vem dividido em dois blocos: o primeiro dedicado à Dispositio; o segundo à Elocutio. Tenho a acrescentar, somente, que cada capítulo vale a leitura porque a obra traz uma coesão temática admirável. Eu mesmo tomei várias notas e aprendi bastante com cada proposta de análise. O grande mérito desta obra, de ponta a ponta, é a inovação na problematização e a tentativa de diálogo teórico, sem subserviência, sempre focado em um caso concreto, seja um texto literário ou mesmo um clássico, um vídeo, uma oração.

Abrir

Sistema retórico: memória e actio

Autor(es): Luiz Antonio Ferreira e Márcia Pituba
Local: São Paulo
Editora: Pontes
Ano: 2024

Os pesquisadores ligados ao grupo ERA – Estudos Retóricos e Argumentativos –, e seus convidados ao contribuir para a presente obra abordam ora as questões ligadas à memoria, ora as relativas à actio no fazer persuasivo, como estratégia Retórica. As abordagens são muito variadas e passeiam pelos mais diversos universos discursivos, corroborando os objetivos do grupo ERA, que, tendo como base a Retórica, estuda os efeitos persuasivos nos mais variados discursos. Refletindo esse olhar interdiscursivo e transdisciplinar para os estudos retóricos, os textos que encontramos nesta obra trazem múltiplos objetos de análise, que nos oferecem muitas perspectivas das quais podemos observar como memoria e actio acontecem em discursos persuasivos na literatura, na música, na atuação didática, em movimentos sociais, em fatos da sociedade sublimes ou violentos, na vida em geral.

Abrir

A canção caipira de Zé Mulato & Cassiano: representação e lugares retóricos

Autor(es): Leonardo Vinicius de Souza Tavares
Local: São Paulo

Abrir

Mulheres e funk: valores, crenças e ethos

Autor(es): Carla Moreira de Paula Prada
Local: São Paulo

Abrir

O lugar do Autor na escola

Autor(es): Elioenai dos Santos Piovezan
Local: São Paulo

Abrir

Retórica e Memória: estratégias persuasivas no discurso epistolar

Autor(es): Luisiana Ferreira Moura Ribeiro
Local: São Paulo

Abrir

O leitor encarnado e a leitura do literário como experiência

Autor(es): Janete Ribeiro Nhoque
Local: São Paulo
Ano: 2019

Abrir

As paixões nas parábolas do evangelho de São Lucas: uma análise retórica

Autor(es): Joelma Batista dos Santos Ribeiro
Local: São Paulo
Ano: 2021

Abrir


Quer fazer parte do grupo? Fale conosco Mensagem

Contatos
© 2025. Estudos Retóricos e Argumentativos. Todos os direitos reservados.